sábado, 14 de fevereiro de 2009

3º cOncUrsO cAntO lÍrIcO

Recebi via correio electrónico o regulamento do, já conhecido, concurso de canto dos "rotários".
O regulamento é estranho, mas o que ressalta é a escolha do repertório de ópera como peças obrigatórias.
Olha-se para o soprano e fica-se logo de cara à banda; a Despina um Soubrette é como o outro agora a Fiordiligi um Dramatischer Koloratursopran???, não percebo sinceramente. E o fach lírico, o mais abundante é o que aparece nas idades em que está delimitada a idade das concorrentes?
A Dorabella é um papel de um soprano lírico, um lírico bem largo, basta olhar para a escrita na partitura e a própria indicação escrita pelo autor na mesma para se perceber que não é para uma voz média. Porque não, para ficarmos em Mozart, um Sesto, um Farnace, um Annio, um Idamante................
Quanto aos tenores acho que as escolhas estão bem, mas poderiam alargar o leque com, por exemplo, a ária do Monostatos, as árias do Arbace (Idomeneo).
Barítonos, outro tiro nos pés, cadé o Conde? o Don Giovanni....................
Baixos se estão numa de Cosi, o Don Alfonso???
Como podem ler a lista de desastres é grande.

Lembrei-me agora nos sopranos a ária do tira teimas, como é conhecida, a ária da Servilia.

Outra questão, o júri deveria ser o mesmo nas eliminatórias e a precedência........do global escolhiam-se os finalistas ou semi-finalistas.

Outra questão, não vi (se calhar até está) a questão de no júri haver prof.s dos concorrentes, percebem?

9 comentários:

Anónimo disse...

Muitas pessoas deviam "botar a boca no mundo"... enfim, como em tudo o resto em Portugal, reinam a mediocridade e as agendas pessoais.

Até aposto como o primeiro prémio vai ser barrado tipo manteiga em certa pessoa.

pEdrO fIgUEIrA disse...

POIS..............

pEdrO fIgUEIrA disse...

Depois do que se passou na semi-final no Porto...
Além disso este "concurso" está minado à nascença, como eu já o havia dito.

Anónimo disse...

Se está minado ou não desde a nascença, não o sei porque não conheço pessoalmente nenhuma das pessoas do júri. Mas parece-me extremamente abusivo e tendencioso que sejam contemplados no júri docentes de apenas 2 instituições de Ensino do Canto em Portugal. Ainda por cima as duas instituições organizadoras. Não há porventura cursos de Canto em Évora, Aveiro, Castelo Branco, Braga? Porquê incluir no júri apenas professores da Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto ou da Escola de Música do Conservatório Nacional? Ainda por cima quando são essas mesmas instituições a organizar e quando, invariavelmente, o 1º Prémio vai para alguém proveniente dessas instituições.

É verdadeiramente vergonhoso e se ninguém falar, as coisas continuarão a funcionar assim.

Anónimo disse...

Continuo a minha avaliação. Na verdade, enganei-me ao dizer que apenas figuram professores da ESMAE e da EMCN no júri. Existem também professoras da ESML. Contudo, porque razão é que a presidência do júri recai sobre Wagner Dinis, presidente da EMCN? Não seria mais lícito convidar alguém externo (um maestro, um agente, um cantor de renome) para assumir o cargo de Presidente do Júri?

Anónimo disse...

Infelizmente é assim que as coisas parecem funcionar, principalmente neste area.penso que a semi-final sera amanha na esmae, certo? aguardo pelos resultados, espero nao ficar admirada... :/

Anónimo disse...

Viva a megalomania lisboeta. António Wagner Diniz hoje de manhã na Antena2: "parece que o nível no Porto é tão bom como em Lisboa"...

Mas será que este senhor ainda continua convencido que as instituições de Ensino do Canto em Lisboa produzem bons cantores???

Há uns anos, este cá a Ileana Cotrubas a dar 2 masterclasses. Uma em Lisboa, outra no Porto. Na Masterclass do Porto (depois da de Lisboa), que tive o prazer de assistir, a senhora disse "Estou aliviada! Pelo que ouvi em Lisboa, achei que em Portugal não houvesse uma boa escola de Canto, mas agora vejo que está no Norte".

Por isso, senhores professores lisboetas, continuem convencidos que têm as melhores escolas e os melhores professores. Sem dúvida que têm os melhores contactos e as melhores cunhas e o melhor mercado de trabalho, mas é isso e mais nada.

OrfeuRebelde

Patricia C. disse...

Ja se conhecem os finalistas? Gostava de saber quem passou, pelo menos no porto, a unica semi-final que assisti. de qualquer forma, gostei dos baixos e do ultimo tenor :) e de uma soprano, a unica que cheguei a tempo de ouvir...

Patricia C.

Mirla disse...

So a acrescentar, a semi-final do porto contou (creio) com um membro do júri da Madeira e a de Lisboa dos Açores, ambos presentes na final. Não que tivessem grande peso, suponho, mas enfim.