sábado, 3 de janeiro de 2009

cAntO

Anna Netrebko, pois sim a soprano da moda e muito bem achada. Acho-lhe piada e a voz tem evoluído de forma fantástica. Russa de origem começa a trabalhar no Teatro Mariinsky mas como empregada de limpeza, depois de uma audição torna-se a protegida de Gergiev e ainda bem. A princípio a voz da sra. era-me um pouco difícil, mas a insistência dos meus amigos Alberto e Ricardo fez-me ouvi-la com outros ouvidos. Depois de aulas que começou a ter em Itália (uns dizem com Freni outros com Scotto) a voz dela ganhou outra sonoridade. Aí sim, passei a amar. A entrega dela em palco é extraordinária, veja-se a Elvira na ópera tonta I Puritanni e a Violetta de Salzburgo.
Deixo um vídeo, da canção que inicia o seu último trabalho discográfico Souvenirs, destacam-se esta canção e o Pie Jesu do Requiem de ALWebber.
Reparem que estava gravidíssima do Tiago.

Trata-se de uma canção da opereta em três actos Die Csárdásfürstin, em português A Princesa Cigana de Emmerich Kálmán. A estória é simples há um príncipe (Edwin von und zu Lippert-Weylersheim) que se apaixona por uma cantora de cabaret (Sylva Varescue) segue-se toda a trama hilariante até ao final feliz. A acção da opereta decorre entre Budapeste e Viena, onde a obra estreou em 1917.

Post scriptum:Porque é que não se fazem este tipo de óperas em Portugal, talvez fosse a forma de cativar novos públicos...........quem sou eu? Estórias não complicadas e música que fica no ouvido e bonita.
Não nos esqueçamos que Portugal também teve as suas operetas e eram sucessos imensos. Em Aveiro havia duas colectividades que as organizavam e rivalizavam entre si, os Galitos e uma outra que não tenho a certeza se era o Recreio Artístico, só sei que os ensaios decorriam nas antigas instalações dos Bombeiros Velhos junto as Carmelitas.

Sem comentários: