sábado, 27 de dezembro de 2008

bAlAnçO


Estamos a chegar ao final de mais um ano civil e chega-se a altura dos balanços. Vou tentar fazer o deste "espaço" que ainda é novo. Vai ser mais o determinar objectivos do que fazer balanços....

Aqui vai:
*falar de sistemas de classificação vocal no canto clássico, no dos CVT falará a minha amiga Gillyanne Kayes;
                *falar do curso que fiz no verão, com o prof. Sundberg, de Acústica Vocal (já agora ele vem a Aveiro (universidade) já em janeiro dia 14;
                *falar de problemas inerentes ao canto;
*outros (fica bem como nas convocatórias das reuniões,  ihihih)

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

mErI crIsmAs ii

Bem.............. um momento musical único em Rossini.

Está muitíssimo bem cantado pelo amigo Florez, tem 2 ou 3 dias. Foi em Viena.

Este é para o meu amigo Ricardo do blog http://arrufadasearrufos.blogspot.com/

Cantique de Noël, Adolphe Adam
Jonas Kaufmann, tenor
Adventskonzert na Frauenkirche de Dresden.
direcção. Christoph Eschenbach

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

mErI crIsmAs

Bom, bom natal para todos!
As musiquinhas da época e uma prenda, lol.



tv


Por duas noites vi o Liberdade 21, gostei e bastante. Quem me conheçe sabe que ver televisão tem sido só para companhia às refeições. Ultimamente nem lhe tenho posto os olhos em cima.
Gostei do formato, realização inovadora na tv portuguesa um «cast» bem escolhido e bem dirigido. Uma boa aposta e ainda por cima a horas decentes. Bom, de louvar.
Pena os outros trabalhos em tv não terem este cuidado quer na escolha do «cast» (falo dos modelos/actores/expressões empacotadas/broncos; para além de cursos de 2 semanas em representação.....) e com realizações mal feitas e trapalhonas.

A continuar a ver!

domingo, 21 de dezembro de 2008

ApOIO

Apoio incondicional a causas como esta,


segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

cAntO

Escrevo mais um post sobre cantores, desta feita sobre o soprano Felicity Lott, porquê? porque a ouvi esta manhã na Antena2 a cantar R.Strauss. Foram as 2 canções do, pseudo-ciclo,  Vier letzte Lieder op. posthGostei. Acompanha a Scottish Orchestra sob a batuta de Neeme Järvi.
Gosto desta senhora a cantar, é muito arsitocrática no seu canto e tem uma carreira invejável. Para mim o seu melhor registo discográfico é no delicioso Cavaleiro da Rosa, Der Rosenkavalier onde canta a parte da Die Feldmarschallin. Existe este registo em video(DVD) e em cd. A gravação é de Março de 1994, ao vivo, e conta com a direcção magnífica de Carlos Kleiber à frente do coro e orquestra da Wiener Staatsoper e de um cast fantástico no qual inclui Anne Sofie von Otter como Octavian, Barbara Bonney como Sophie e Kurt Moll como Baron entre outros.
Dois momentos se destacam nesta ópera e em especial nesta gravação a apresentação da rosa entre Octavian e Sophie e o adoravel trio entre Octavian, Sophie e Marschallin. Simplesmente de levar às lagrimas.
Vi agora do site de Felicity Lott que estará por Portugal na altura do ano novo. Na metrópole como não podia deixar de ser.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

cInEmA ou tElEvIsÃO???


Na passada quinta-feira, depois de ter dado aulas, fui até ao multiplex aveirense do Fórum Aveiro, ver o filme estreado nesse dia. Bom, ainda estou a chorar o dinheiro pago para o ver. O filme é mau, nem sequer medíocre.
Montagem de imagem péssima, as analepses e prolepses deixam qualquer pessoa desorientada ao longo do filme, uma caracterização da Amália velha, horrível (nem em exercícios de caracterização numa escola artística se fazia um trabalho tão mau). Salva-se o som muito cuidado e bem montado.
NÃO GASTEM DINHEIRO A VÊ-LO.
(além disso vai dar na tv)

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

EstrEIA


Seguem-se récitas por mais outros lados.