segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

cAntO

Escrevo mais um post sobre cantores, desta feita sobre o soprano Felicity Lott, porquê? porque a ouvi esta manhã na Antena2 a cantar R.Strauss. Foram as 2 canções do, pseudo-ciclo,  Vier letzte Lieder op. posthGostei. Acompanha a Scottish Orchestra sob a batuta de Neeme Järvi.
Gosto desta senhora a cantar, é muito arsitocrática no seu canto e tem uma carreira invejável. Para mim o seu melhor registo discográfico é no delicioso Cavaleiro da Rosa, Der Rosenkavalier onde canta a parte da Die Feldmarschallin. Existe este registo em video(DVD) e em cd. A gravação é de Março de 1994, ao vivo, e conta com a direcção magnífica de Carlos Kleiber à frente do coro e orquestra da Wiener Staatsoper e de um cast fantástico no qual inclui Anne Sofie von Otter como Octavian, Barbara Bonney como Sophie e Kurt Moll como Baron entre outros.
Dois momentos se destacam nesta ópera e em especial nesta gravação a apresentação da rosa entre Octavian e Sophie e o adoravel trio entre Octavian, Sophie e Marschallin. Simplesmente de levar às lagrimas.
Vi agora do site de Felicity Lott que estará por Portugal na altura do ano novo. Na metrópole como não podia deixar de ser.

1 comentário:

José Quintela Soares disse...

Tem toda a razão.
Trata-se de uma grande cantora, muitas vezes passada para um injusto segundo plano.
Esse "Rosenkavalier" é fantástico.
Lott vem quase todos os anos a Portugal, nomeadamente à Gulbenkian, e ao Ciclo de Canto.