quarta-feira, 29 de abril de 2009

vErgOnhA dEscArAdA

Como é sabido de alguns, embora não sei porquê se tentou que isto ficasse nos segredos dos deuses, o teatro de São Carlos abriu audições para um possível estúdio de ópera.
Ora bem isso mesmo audições, audições pressupõem um dos sentidos como a própria palavra o diz, a audição.
Pois bem a enviar um CV de uma página até ao dia 27 do corrente, segunda-feira e consequente audição dia 29 quarta-feira, data errada no cartaz de divulgação. Não há gente a controlar os documentos que saem de uma entidade pública??
Eu não concorri pois já me encontro fora de prazo, mas amigos e colegas concorreram e receberam um e-mail na terça-feira pela manhã a indicar que não tinham sido seleccionados para a audição.? Mas que raio de coisa é esta seleccionar gente para uma audição para um estúdio de ópera??? Que pouca vergonha é esta? Vivemos onde na China (mesmo assim, acho que na China seriam mais sérios os critérios de selecção)?
Logicamente disse as pessoas que receberam o e-mail que inquirissem quem lhes enviou o e-mail pelos critérios de selecção.
É absolutamente vergonhoso e escandaloso o que se está a passar neste país relativamente a concursos e agora a isto que parece mais um trem de cozinha (um tacho não é suficiente) de brincarem com dinheiros públicos e com a seriedade das pessoas que investem na sua formação académica e pessoal e vêm as suas expectativas goradas por gente incompetente que devia estar noutros sítios menos nos sítios onde estão.

domingo, 26 de abril de 2009

rItA gUErrA

Ontem pela 1ª vez na minha vida, paguei para entrar na Feira de Março e foi para ver um espectáculo ao qual não estou habituado a ver. Fui ver o concerto de Rita Guerra.
Gostei muito, não estava à espera de algo assim. A sra. é detentora de um instrumento vocal fantástico.
Fiquei deveras impressionado com a energia sempre presente ao longo de hora e meia bem passada. Não conhecia alguns (muitos) dos temas apresentados mas conseguiu fazer o público cantar uma série de temas.
Uma análise mais séria leva-me a dizer que dos instrumentistas presentes em palco ressalto pela negativa o teclista (que aparece nesta imagem) pois em algumas das suas intervenções estava totalmente ao lado, num tema mesmo achei que estavamos mesmo perante algo poli-tonal ele e o resto da banda. Dois guitarristas extraordinários, os coralistas compriram muito bem, a Dora (ex-cantora a solo) fazia parte. Um optimo serão!!! Fiquei agradado pelo espectáculo, embora a chuva inicial da noite quase estragasse a noite.
O meu agradecimento a Rita Guerra por um serão fantástico!!!
Site oficial - http://www.ritaguerra.net/

quarta-feira, 22 de abril de 2009

cOncUrsO fUndAçÃO rOtÁrIA

Pois o meu blog tornou-se um "escarratório" do que houve de mau no processo deste concurso. Infelizmente há gente que escreve e não assumem aquilo que escreve :s, pena. Só se conseguirá mudar algo quando as pessoas derem a cara por aquilo que dizem e em que acreditam. Não é por dizerem as coisas anonimamente que farão mossa.
Deixo os links dos "post" que foi escrevendo sobre o dito cujo concurso, lá podem ler também os comentários.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

dEscrÉdItO tOtAl

Pois é o concurso dos rotários ontem entrou em rota de desacreditação total.
Eu estive lá por isso sei aquilo que vou escrever!
Foi vergonhosa a atribuição dos prémios feitos daquela maneira, houve nitidamente distribuição de prémios ora tantos para aqui e outros tantos para ali.
A vergonha da noite a atribuição do prémio de canção portuguesa a uma "indivídua" que nem merecia estar na final. Uma dicção não existente uma voz entubada sem linha condutora de voz e muito mais..........mas é aluna na ESMAE do sr. Oliveira Lopes que como todos sabem tem os créditos, melhor descrédito com docente de canto que se sabe. O prémio deveria ter sido entregue à Susana Gaspar esteve fantástica com uma dicção irrepreensível e um sentido do texto absolutamente fantástico.
Ana Maria Pinto foi a injustiçada da noite bem como a Raquel Luís. 
Hugo Oliveira foi a surpresa da noite mas não pelos melhores motivos, canta bem mas o rapaz é barítono e não baixo-barítono como se apregoa. Não tem a passagem resolvida por isso canta repertório que não cheguei à dita cuja. Nota-se que a voz tem um espectro agudo por descobrir. Não cantou para um 1º prémio.
2º prémio à Sónia Grané, não. É um soubrette com potencial mas ainda há problemas a resolver o Handel não foi uma escolha feliz. Este lugar deveria ter sido atribuído ao Carlos Nogueira, o único tenor, e com momentos absolutamente fantásticos, lembro-me a ária Un'aura, com ppp de arrepiar.
A voz que encheu o espaço foi a da Raquel Luís, lembro que a Raquel na edição anterior em que participou cantou como soprano e na altura cantou uma Governess que deixou lembranças.
Basicamente esta farsa foi uma distribuição de galhardetes entre Lisboa e Porto, Porto refiro-me logicamente ao sr. que não quero voltar a escrever o nome.

Deixo uma nota aos responsáveis pela fundação rotária organizadora deste concurso; se querem dar credibilidade ao concurso mudem a orgânica do mesmo e mudem algumas pessoas do júri.
No júri deveria ter na sua constituição alguém como por exemplo um maestro, lembro-me do maestro António Saiote, pessoa mais que válida na área e com sentido de justiça. Cantores portugueses que não sejam professores, falo de um Carlos Guilherme, uma Carla Caramujo, um Mário João Alves, um Luís Rodrigues...
Não pensem em internacionalizar o concurso enquanto não "arrumarem" a casa.

sábado, 18 de abril de 2009

cAntO


A sr. está a deixar marca. Canta maravilhosamente! Quando aparece ninguém lhe dá crédito e quando diz a idade.....
Abre a boca deixa todos "ao rubro".

sexta-feira, 17 de abril de 2009

blOg

Depois de ter visto uma encenação má, melhor muito má de uma ópera, deixo este blog sobre direcção de cena.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

rOtÁrIOs

Por pouca disponibilidade foi-me impossível escrever isto de manhã!!!
Antena2 às 08 e qualquer coisa horas da manhã, convidados António Wagner-Diniz presidente do júri do Concurso de canto lírico (canto lírico??? cantor lírico sei o que é agora canto?) e um sr. representante dos Rotários.
Desde quando um concurso que é uma farsa/fraude é «O» concurso de referência do país? Quando alterarem o modus operadi do mesmo talvez consigam. Desculpar a falta de orquestra dizendo que eles seriam incapazes, tenha vergonha! Reconheçam que fizeram asneira, da bem grossa, quando escolheram o repertório de ópera obrigatório. A vontade que me deu foi de ligar para o programa e fazer umas perguntinhas aos srs. presentes no mesmo, mas tinha que trabalhar.
As semi-finais já aconteceram e tenho amigos na final, força para eles. Espero ir a Lx. ver a dita final.
Fica muito mal dizer algo do tipo, ouvi dizer que o Porto também tem gente de qualidade como em Lx., sr. Wagner vá à bada-merda com os seus comentários racistas e sectários. Portugal não é Lisboa. Quando é que a "gentinha" aprende isso.

terça-feira, 14 de abril de 2009

EfEmÉrIdEs

George Friedrich Handel, o senhor que escreveu o seu nome de 18 maneiras diferentes (que se saiba), morreu faz hoje 250 anos.Ontem fez anos que estreou em Dublin o seu eterno Messiah, 267 para ser preciso.
Tudo pode ser dito e escrito sobre o sr. que nunca será suficiente ou demais.
Um dos DOUTORES da música, certamente.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

cAntOrEs

Gala no Met 1983, centésimo aniversário da casa. Os cantores que aparecem são de primeiríssima água. Vejam se os conseguem identificar a todos...

ÓpErA

Uma Armida de Glück na Ópera Cómica de Berlin, estreou a 5 deste mês.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

cAntO/ImAgEm


Além de se cantar temos que ter uma cara laroca. Vanity Fair americana deste mês

quarta-feira, 8 de abril de 2009

vOz/cAntO/fOrmAçÃO

Sonhei esta noite com um prof de canto de faca em punho a destruir as laringes dos alunos, deve ser algo recalcado. Eu sei o que é.
Portugal pauta-se neste momento com má gente e gente má a leccionar canto/voz (não só mas também). Primeiro neste país pensa-se que Lisboa é que é. Enganam-se, gente incompetente há em todo o lado mas há sítios onde estas se aglomeram. Se fizermos uma pequena análise de senso comum, constatamos que o norte "produz" vozes em maior abundância que o resto do país.
Neste momento há conhecimento científico produzido que é do desconhecimento de alguns, muitos, docentes de voz/canto. Algum desse conhecimento já tem décadas. Um exemplo flagrante tem a ver com o papel do diafgrama no canto, está mais que provado e visto e revisto que o diafgrama tem importância no aparatus inspiratório e não influência em nada, repito em NADA no processo expiratório/fonação. Pois ele há gente que continua a falar disso, porquê??? (nem respondo). Richard Miller um dos grandes teóricos da voz das últimas décadas e um dos fundadores da não existente escola americana, já escreveu isso há imenso tempo e voltou a escrevê-lo em várias das suas fantásticas publicações. Não falo só de gente no nível secundário (conservatórios e afins) falo mesmo de nível superior. Como é possível estar gente dessa a leccionar numa instituição pública paga pelos contribuintes deste país. Só mesmo em Portugal.
Fico pasmado quando vem o director da Antena2 falar que tem colaboradores na RTP/RDP que tem frequência do Conservatório Nacional. Mas que pouca vergonha é esta?!? E os alunos formados na Universidade Nova e na Escola Superior de Música? Lisboa como já o referi continua a viver a pensar que é a Metrópole, mas estão enganados. Há gente formada às custas de todos nós contribuintes e com grande validade profissional e científica que é posta de lado em detrimento de outras mal formadas, em todos os sentidos. Lá porque são sustentadas por Obra que não se conhece e por um bando de gente com validade muito duvidosa que pensa que manda nisto tudo, não pode de forma alguma perpetuar o seu eixo de malvadez.
É preciso arregaçar as mangas pegar na lixívia e na vassoura e fazer um limpeza geral, doa a quem doer. Há gente a ficar farta desta farsa de merda.
Pessoal toca a contestar tudo e todos, até obtermos respostas cabais e satisfatórias.
Voltando ao canto, há gente com provas demonstradas que são incompetentes para as funções que exercem que continuam a leccionar impunemente neste país. Pergunto-me até quando?

terça-feira, 7 de abril de 2009

cAntO

Voltei depois de uns tempos conturbados.......
Bel-canto. Já referi esta grande senhora neste meu espaço, a grandíssima Deutekom. Não é gente muito conhecida, infelizmente.
Por estranho que possa parecer, ou não, um professor holandês de guitarra/música de câmara, docente no Conservatório Superior de Música de Salamanca disse-me, que aprendeu mais de música nas masterclasses de canto de Cristina Deutekom na Holanda que nas outras aulas que teve durante a sua formação. Quando me disse isto, ao almoço, até deixei cair a comida da boca. Falou dela com o maior do respeito e carinho, coisa (às vezes) rara num instrumentista a falar de um cantor.
Deixo I Puritani de Bellini, gravação ao vivo em Buenos Aires em 1972. Tal como diz o Ricardo os ares da América latina devem ter qualquer coisa que faz as pessoas cantarem ainda melhor do que já cantam. Kraus acompanha-a no dueto.
Um verdadeiro colírio para a lama e ouvidos.


quarta-feira, 1 de abril de 2009

rOtÁrIOs

Bem o meu post do dia dos namorados, fez alguém dizer umas coisas.
o link é este e vai tendo comentários, anónimos temos pena.