sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

yOUtUbE

Impressionante. 74 anos e a cantar assim. Dispensa apresentações, Dietrich Fischer-Dieskau. Canta Im Abendrot D.799 de Franz Schubert.

yOU tUbE

Bom a tecnologia tem coisas boas e coisas más (e???), aparece de tudo.
estória deste vídeo, sem confirmação oficial, a sra. chama-se Dragana del Monaco:
- "Aqui la Historia: Dragana Jugovic del Monaco,mezzo-soprano de nacionalidad serbia y esposa de Claudio del Monaco (Hijo del famoso tenor, Mario del Monaco) Cantaba una Gala en el Teatro Nacional de Novi-Sad (Serbia), Algunos dicen que Dragana fue drogada (Por el mismisimo Claudio) o que al intentar calmar su miedo escénico, a alguién se le fué la mano con los barbituricos y el alcohol.(...)Por desgracia, nadie fué lo suficientemente inteligente como para suspender la representación. Dragana, que no estaba en plenas facultades arruinó su carrera. Un triste final para una gran artista.
Lo más triste de todo esto es que una vez que retiraron a Dragana de la escena, su marido le propinó una brutal paliza que la envió al hospital."

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

cAntO

Lucia Popp, senhora de uma voz linda cristalina, talvez uma das vozes mais bonitas que ouvi alguma vez cantar.
Deixo a gravação da sua última gravação a ária de Vitellia, "Non piu di fiori" da última ópera de W.Mozart La clemenza di Tito.

Esta senhora inicia a carreira como Koloratursoubrette, a cantar um papel de Dramatischer Koloratursopran a Konigin der Nacht. Existe um registo com discográfico, re-lançado nas novas reedições da EMI, sob a direcção de Otto Klemperer ao lado de Gedda e Janowitz.
Ao lado de Janowitz é memorável a sua Susana da Le nozze di Figaro de Mozart.
Existe um sem número de gravações fantásticas com esta senhora. Gravou duas vezes as Vier Letzte lieder, um primor vocal.
Os seus recitais de lied são absolutamente extraordinários.
Há muito para descobrir pela rede, o Youtube pode ser uma pequena amostra.

1911

No dia de hoje na Königliches Opernhaus de Dresden, em 1911, estreava Der Rosenkavalier (op.59) de Richard Strauss. Ópera cómica em três actos. A acção decorre em Wien algures por 1740 nos primeiros anos do reinado da Imperatriz Maria Teresa.

Música absolutamente deliciosa.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

cInEmA

Ontem rumei ao multiplex mais perto de casa para ver o novo filme, O estranho caso de Benjamin Button.
Adorei.
Um cast extraordinário de onde sobressai Brad Pitt. Um fotografia fantástica, uma caracterização da época cuidada e principalmente uma caracterização de Benjamin no seu processo de rejuvenescimento primorosa.
Esta imagem é de uma das cenas mais bonitas do filme.
A estória é baseada num curto conto de F Scott Fitzgerald publicado em 1921 sob o título The Curious Case of Benjamin Button ou Other Jazz Age Stories.
Achei o filme um hino à 3ª. ou 4ª. idade como agora os sociólogos a classificam. Dá um valor imenso aos mais velhos, coisa que na sociedade actual não acontece.
De facto a não perder interpretações brilhantes a nível dos pricipais protagonistas bem como dos secundários.


sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

cAntO

 
Ando com esta senhora na cabeça desde ontem, Christa Ludwig. Mezzo alemã com carreira marcante no pós 2ªGG, é para mim uma referência. Filha de cantores, o pai (tenor) é uma figura de referência na Alemanha do início do séc. XX e a mãe cantora e prof.ª de canto da filha até à sua morte. Senhora de um aveludado vocal incrível, gravo na minha memória auditiva alguns registos fantásticos, uma Susuki com Freni, uma Adalgisa com Callas e Corelli, uma Canção da Terra com Wunderlich sob a direcção de Otto Klemperer, o mesmo que a dirige numa gravação magistral Fidelio de Beethoven com Vickers.
Com esta personagem Ludwig atreve-se e muitíssimo bem num Fach que não o seu. Nos seus escritos e numa masterclass que vi no canal Mezzo, diz que a única vez que experimentou alguns problemas vocais foi quando ceder à "insistência" de Klemperer para abarcar o papel Leonore/Fidelio.
Neste momento, já nos 80, é júri em festivais de canto e dá aulas na Cotê d'Azur onde vive.



segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

vErgOnhA iii

E continua...........(acho que já não há volta a dar)

Armando Vara promovido na Caixa quando já estava no BCP.

"(...)a Armando Vara foi promovido na Caixa Geral de Depósitos um mês e meio depois de ter abandonado os quadros do banco público para assumir a vice-presidência do Banco Comercial Portugal. O ex-administrador da CGD e ex-quadro da instituição, com a categoria de director, foi promovido ao escalão máximo de vencimento, ou seja, o nível 18, o que terá reflexos para efeitos de reforma. Qual a razão da promoção? A instituição esclarece que, "como é prática comum do grupo, todos os administradores quadros da CGD, quando deixam de o ser, atingem o nível 18 em termos de graduação interna". Esta é uma prática aparentemente única entre os bancos portugueses.(...)".

Não há ninguém que ponha a mão nesta pouca vergonha? Não há vergonha na cara destas pessoas? (pelos vistos não há, nunca houve nem vai haver pois vai tudo continuara assim por os portugueses até gostam de ver gente assim a safar-se na vida).
Vamos todos ficar de braços cruzados não é?
Como eu gosto dos portugueses, gajos porreiros e que não passam necessidades.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

A nÃO pErdEr

vErgOnhA ii

E continua, in Correio da Manhã

Parlamento: Contas feitas pelo CM à actual legislatura

Deputados deram quase 5500 faltas

A X Legislatura foi marcada por alguns episódios de faltas generalizadas ou de quórum no Plenário

http://www.correiomanha.pt/Noticia.aspx?channelid=00000090-0000-0000-0000-000000000090&contentid=D356B0B1-9ED1-46AB-9371-221A3DE1320F

domingo, 4 de janeiro de 2009

vErgOnhA

Neste país tudo se permite e porquê? porque as pessoas deixam. Os portugueses são gente comodista e que não faz nada em prole do bem comunitário. É a pura verdade, todos reclamam mas na hora de agir todos se calam e não fazem nada, porquê? acho em que o pessoal ainda vive na mentalidade pré-revolução de, se falo sou bufo. Culpa é dos pseudo-políticos tem regem este país, melhor o governam segundo as suas conveniências. A classe política se repararem desde os anos 80 pouco mudou ou seja saem uns e entram outros amigos destes, saindo estes voltam os outros e quando o "desgaste" já mete nojo, arranjam não um tacho mas um trem de cozinha fantástico para os compensar. E depois acontecem situações como a última que veio a lume, para precisar a dos dois gestores da Caixa Geral de Depósitos reformados por invalidez que continuam no activo. Se fosse eu, primeiro tinha vergonha na cara e nem o fazia, mas como foram uns cabrões quaisquer que o fizeram esta tudo bem. Isto vai dar em alguma coisa? NÃO.
Vivemos num país governados por gestores de interesses próprios ou dos amigos de forma a que quando houver desgaste iremediável "eu" possa ter um trabalhito que me dê honorários que dêem para os gastos.
Vivemos num país onde o parlamento, a meu ver, tem gente a mais e onde, pasme-se quem não sabe, tem um orçamento próprio não se gerindo pelo orçamento geral de estado como todas as outras entidades públicas e que são os próprios interessados a gerir os seus honorários.
Vivemos num país onde são criadas novas oportunidades de estudos, com base no percurso do nosso 1º Ministro.
Vivemos num país onde os aumentos anuais das pensões mais elevadas, são muitas vezes maiores que pensões que algumas pessoas recebem. Vergonha.
E isto é culpa de quem? de todos que somos uns pamonhas e não fazemos nada.
CONTINUA

sábado, 3 de janeiro de 2009

cAntO

Anna Netrebko, pois sim a soprano da moda e muito bem achada. Acho-lhe piada e a voz tem evoluído de forma fantástica. Russa de origem começa a trabalhar no Teatro Mariinsky mas como empregada de limpeza, depois de uma audição torna-se a protegida de Gergiev e ainda bem. A princípio a voz da sra. era-me um pouco difícil, mas a insistência dos meus amigos Alberto e Ricardo fez-me ouvi-la com outros ouvidos. Depois de aulas que começou a ter em Itália (uns dizem com Freni outros com Scotto) a voz dela ganhou outra sonoridade. Aí sim, passei a amar. A entrega dela em palco é extraordinária, veja-se a Elvira na ópera tonta I Puritanni e a Violetta de Salzburgo.
Deixo um vídeo, da canção que inicia o seu último trabalho discográfico Souvenirs, destacam-se esta canção e o Pie Jesu do Requiem de ALWebber.
Reparem que estava gravidíssima do Tiago.

Trata-se de uma canção da opereta em três actos Die Csárdásfürstin, em português A Princesa Cigana de Emmerich Kálmán. A estória é simples há um príncipe (Edwin von und zu Lippert-Weylersheim) que se apaixona por uma cantora de cabaret (Sylva Varescue) segue-se toda a trama hilariante até ao final feliz. A acção da opereta decorre entre Budapeste e Viena, onde a obra estreou em 1917.

Post scriptum:Porque é que não se fazem este tipo de óperas em Portugal, talvez fosse a forma de cativar novos públicos...........quem sou eu? Estórias não complicadas e música que fica no ouvido e bonita.
Não nos esqueçamos que Portugal também teve as suas operetas e eram sucessos imensos. Em Aveiro havia duas colectividades que as organizavam e rivalizavam entre si, os Galitos e uma outra que não tenho a certeza se era o Recreio Artístico, só sei que os ensaios decorriam nas antigas instalações dos Bombeiros Velhos junto as Carmelitas.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

lA dEvIA

Toma Ricardo uma prenda de Ano Novo. Alguém que canta e não mia, LOL.
La Devia em concerto de Ano Novo, direcção de George Prêtre com quem a Callas fez as suas últimas Norma's.


AntEnA2

Bom já ando a adiar este escrito há algum tempo, hoje há tempo, aqui vai.
Desde a entrada do sr. João Almeida como director da Antena2, nota-se um desvio na linha musical que este canal de rádio sempre se pautou por ter no espectro musical português. Nem tudo foi mau, houve mudanças interessantes e a introdução de coisas novas muito engraçadas. Escrevo pelas que ficaram más e que eram principalmente os espaços que mais ouvia, espaço manhã cedo e final da tarde.
O espaço da manhã desde não sei quando foi comissionado ao um ?jornalista?, vindo da TSF e foi apresentado como sendo um melómano e tal e coisa.........................o espaço caiu no "cliché" musical e no (atrevo a dizer) mau gosto. Lembro-me de um programa intitulado O Provedor do Ouvinte, ainda com José Nuno Martins, basicamente a podar este programa e outros, o que mudou??nada. Saudades do Victor Nobre e o seu humor matinal e do seu tratamento, horrível, às mulheres que por lá passaram, Ana Telles, Ana Paula Russo, Gabriela Canavilhas. Isso eram acordares fantásticos onde se aprendia algo.
Ritornello, Jorge Rodrigues 'cadê' ele? foi saneado? Lembro-me que ainda do tempo dos inquéritos feitos nos boletins de programação, que continuo a receber, o programa ficava sempre em 1º lugar e merecido. De um momento para o outro desaparece o programa e o Jorge Rodrigues da Antena2..........mistério. Foi substituído por um espaço interessante sim senhor, o Concerto Aberto, mas servido por dois pães sem sal e sem fermento. Sem sal ainda era como o outro agora sem fermento? Com o tempo as coisas deveriam entrar em rotação de cruzeiro mas não, a rapariga pior que o rapaz, vai de mal a pior. Locução sem graça e muitas vezes momentos tipo, "porque é que esta alma do Senhor não ficou calada?"
Acho bem que entre gente nova, mas uma selecção mais acertada convinha e talvez, digo eu, partilharem a antena primeiro com gente mais experiente, não? Acho que é o que normalmente se faz.
Não estou com isto a dizer que sou um saudosista, longe de mim, mas sempre ouvi dizer que em equipa vencedora não se mexe muito.
Por hoje fico por aqui que isto já vai longo e tenho aulas para preparar.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

2009

ano novo, espera-se vida difícil............................